Questão 65353

Filosofia · 2025

Questão

ID 65353

Disciplina: Filosofia

Assuntos: Filosofia da Linguagem, Ludwig Wittgenstein

Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Primeiro Simulado Pnd


Ao discutir a filosofia da linguagem, um docente apresenta aos alunos o conceito de 'jogos de linguagem' do segundo Wittgenstein. Para ilustrar, ele propõe que a turma analise as diferentes maneiras como a palavra 'fogo' é usada em contextos distintos: um grito em um teatro lotado, uma ordem de um comandante de pelotão e uma descrição em um laudo de perícia.

Considerando o conceito wittgensteiniano, avalie as asserções a seguir.

I. A atividade proposta é adequada para demonstrar que o significado de uma palavra não está em um objeto ou em uma ideia que ela representa, mas em seu uso dentro de um sistema de regras e práticas sociais (um 'jogo de linguagem').

PORQUE

II. No 'segundo Wittgenstein', a linguagem deixa de ser vista como uma figuração da realidade e passa a ser compreendida como uma caixa de ferramentas, onde cada palavra-ferramenta tem uma função específica dependendo da 'forma de vida' em que está inserida.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas da questão 65353
Pular para o conteúdo principal