Questão 649600

Medicina · 2013

Questão

ID 649600

Disciplina: Medicina

Assunto: Insuficiência Cardíaca

Ano: 2013 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Departamento Penitenciário Nacional


Um homem de sessenta e dois anos de idade, pneumopata crônico (DPOC), foi atendido em pronto-socorro apresentando tontura, dispneia, mal-estar e pico hipertensivo (pressão arterial de 228 mmHg × 136 mmHg). Durante o exame inicial, o quadro clínico do paciente evoluiu, tendo ele apresentado cianose de extremidades, taquidispneia (frequência respiratória de 32 irpm) e taquicardia (frequência cardíaca de 112 bpm). Na oximetria, a saturação de O2 foi de 80%, e o paciente apresentou estertores até o terço médio dos pulmões.

Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.



Dado o paciente sofrer de edema agudo de pulmão secundário à hipertensão arterial, a disfunção diastólica é o fator determinante na fisiopatologia da insuficiência cardíaca.

Alternativas da questão 649600
Pular para o conteúdo principal