Questão
ID 64414Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)
Assuntos: Etnocentrismo e Relativismo Cultural, Religiões de Matriz Indígena
Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Primeiro Simulado Pnd
Texto de Apoio
A cosmologia do povo Krenak, conforme expressa pelo pensador Ailton Krenak, é baseada na ideia de que os rios, as montanhas e as florestas são os avós do mundo, seres ancestrais que sustentam a vida. O rio Doce, para os Krenak, não é um “recurso hídrico”, mas um avô, o Uatu. O rompimento da barragem de Mariana, que matou o rio com lama de minério, foi, para eles, não um “acidente ambiental”, mas um assassinato.
A partir dessa cosmologia, analise as afirmativas.
I. A visão de mundo Krenak oferece uma crítica radical à ontologia ocidental, que separa natureza e cultura e trata o mundo natural como um objeto inerte a ser explorado.
II. A linguagem utilizada por Krenak (“rio-avô”) não é uma metáfora poética, mas a expressão de uma outra racionalidade, na qual os não-humanos são sujeitos e parentes.
III. O estudo da cosmologia Krenak em sala de aula, em uma perspectiva decolonial, permite aos alunos o acesso a outras formas de pensar e de se relacionar com o mundo, o que é fundamental para a crítica da crise ambiental contemporânea.
IV. A cosmologia Krenak é uma visão de mundo primitiva e irracional, que deve ser superada pela visão científica, a única verdadeira.
É correto apenas o que se afirma em: