Questão
ID 63901Disciplina: Artes
Assuntos: Alfabetização Estética e Leitura de Imagem, Conceitos Gerais de Arte Contemporânea
Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Segundo Simulado Pnd
Imagem de referência: A obra “Série Genocídio Yanomami” (1980s-90s) da fotógrafa Claudia Andujar. A imagem mostra um retrato em close-up de uma mulher Yanomami, com o rosto pintado e um número de identificação pendurado no pescoço.
A obra de Claudia Andujar é um exemplo de como a fotografia pode ser um instrumento de denúncia e de luta política, mas também levanta complexas questões éticas. A artista, durante uma campanha de vacinação, fotografou os Yanomami com números de identificação para ajudar no controle sanitário, mas essas imagens, que remetem à marcação de prisioneiros em campos de concentração, tornaram-se um símbolo da violência e da desumanização a que o povo Yanomami foi submetido.
A análise dessa obra em sala de aula, no contexto do artivismo e da fotografia, permite discutir:
I. A ambiguidade da fotografia como ferramenta que pode, ao mesmo tempo, ajudar e violentar, proteger e estigmatizar.
II. A responsabilidade ética do fotógrafo ao retratar comunidades vulneráveis e a importância do diálogo e da colaboração com os sujeitos fotografados.
III. A ressignificação da imagem, que, retirada de seu contexto original (a campanha de saúde), torna-se um poderoso ícone da luta pelos direitos indígenas e contra o genocídio.
IV. A superioridade da fotografia colorida sobre a preto e branco, pois as cores tornariam a imagem mais realista e impactante.
É correto apenas o que se afirma em: