Questão
ID 63894Disciplina: Artes
Assuntos: Intervenção, Performance e Instalação, Práticas Artísticas
Ano: 2025 Banca: PERFIL - ENADE Órgão: Primeiro Simulado Pnd
Texto de Apoio
“O artivismo emerge como a contração de ‘arte’ e ‘ativismo’, designando práticas artísticas que buscam intervir diretamente na esfera política e social. Diferentemente da arte política tradicional, que representa temas sociais em objetos para o museu, o artivismo frequentemente atua no espaço público, de forma coletiva e efêmera, usando a estética como ferramenta para a mobilização, a denúncia e a criação de outras realidades possíveis.” (Adaptado de Giselle Beiguelman).
Considerando o conceito de artivismo, analise as afirmativas a seguir.
I. O coletivo Mujeres Creando, da Bolívia, que realiza intervenções urbanas com grafites e performances para denunciar a violência patriarcal e o colonialismo, é um exemplo emblemático de prática artivista.
II. Um projeto pedagógico em que os alunos pesquisam um problema socioambiental de seu bairro (como o descarte irregular de lixo) e criam uma série de intervenções poéticas (cartazes, esculturas efêmeras) para conscientizar a comunidade, pode ser considerado uma iniciação à prática artivista.
III. A principal diferença entre arte política e artivismo é que a primeira se contenta em representar o problema, enquanto o segundo busca ser parte da solução, agindo diretamente na realidade que pretende transformar.
IV. O artivismo, por seu caráter engajado, não abre mão de qualquer preocupação estética, focando tanto na mensagem política quanto na qualidade artística, resultando em obras com forte impacto visual e discursivo.
É correto apenas o que se afirma em: