Questão
ID 635969Disciplina: Medicina
Assunto: Fisiologia Gastrointestinal
Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal
Embora o refluxo gastroesofágico seja comum em recém-nascidos de pré-termo e possa ocorrer em recém-nascidos normais, se transforma em doença do refluxo gastroesofágico quando são apresentados sintomas e complicações patológicas. Vários fatores fisiológicos e anatômicos normalmente contribuem para prevenir o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago distal. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
O comprimento do esôfago intra-abdominal, os ligamentos frenicoesofágicos, a roseta formada pela mucosa gástrica e o anel formado pelos pilares diafragmáticos contribuem para a existência de uma zona de alta pressão no esôfago inferior.