Questão
ID 635846Disciplina: Medicina
Assunto: Carcinoma Basocelular
Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal
Um paciente de 20 anos de idade, de cor parda, procedente do DF, onde reside, procurou assistência médica informando que desde os 15 anos de idade surgiram-lhe lesões papulosas acastanhadas nos sulcos nasogenianos, assintomáticas, e que têm aumentado em número e tamanho. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, ele informou doença semelhante em familiares. Ao exame dermatológico, apresentou pápulas de vários tamanhos, cujos diâmetros variavam de 0,1 cm a 0,8 cm, acastanhadas, localizadas nos sulcos nasogenianos, na face.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Excluindo-se os casos de síndrome do nevo basocelular, o carcinoma basocelular é mais freqüente a partir dos 50 anos de idade, em pessoas de cor branca expostas a grande quantidade de radiações ultravioleta durante a vida.