Questão
ID 635798Disciplina: Medicina
Assunto: Doenças Cardiovasculares Pediátricas
Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal
O pilar básico na boa prática médica continua sendo o conhecimento da fisiologia, da patogenia e do diagnóstico clínico e laboratorial das doenças. Considerando a atuação do pediatra generalista na prevenção e atenção às doenças que atingem as crianças, julgue os próximos itens.
No diagnóstico da doença reumática, utilizando-se os critérios de Jones (modificados), a presença de dois sinais maiores ou de um maior e dois menores, acompanhados da evidência de infecção estreptocócica anterior, indica alta probabilidade diagnóstica e justifica a introdução de terapêutica específica para o quadro agudo e profilaxia da infecção recorrente.