Questão 635784

Medicina · 2007

Questão

ID 635784

Disciplina: Medicina

Assunto: Infecções Parasitárias Pediátricas

Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal


         Um médico pediatra recebeu, em um ambulatório de um centro de saúde de uma cidade-satélite de Brasília, uma criança na idade pré-escolar, acompanhada de sua mãe, que relatou o seguinte quadro: o filho apresentava, há três meses, aversão aos alimentos habituais, vômitos pós-alimentares, dores abdominais periumbilicais e episódios diarréicos com fezes líquidas, com restos alimentares, sem muco, pus ou sangue, e com perda de 3 kg nesse período. Ao exame físico, observou-se: relação altura/idade acima do percentil 50; relação peso/altura no percentil 5; palidez cutâneo-mucosa 2+/4, sem alterações significativas maiores. O médico pediatra diagnosticou parasitose intestinal e desnutrição.

Com base no quadro clínico acima, julgue os seguintes itens.



Nos casos de poliparasitismo, quando não houver possibilidade de se utilizar uma única droga com ação sobre todos os parasitas, deve-se inicialmente tratar os vermes que apresentam possibilidade de migração no trato intestinal, como o Strongyloides stercoralis e o Ancylostoma duodenale.

Alternativas da questão 635784
Pular para o conteúdo principal