Questão
ID 635723Disciplina: Enfermagem
Assunto: Sistema Nervoso
Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal
A forma tardia ou terciária da sífilis representa a fase mais destrutiva da doença. Entre as complicações sifilíticas tardias, destacam-se a sífilis cardiovascular, expressa, por exemplo, por aneurisma aórtico — que decorre de obliteração dos vasa vasorum da aorta ascendente —, e a neurossífilis, sob a forma de sífilis meningovascular (por exemplo) — que acomete as meninges e(ou) estruturas vasculares cerebrais.
Em relação aos aspectos anatômicos básicos apresentados nesse texto, julgue os itens seguintes.
As bainhas que constituem as meninges e envolvem o sistema nervoso central da região mais externa até a mais interna são, respectivamente, pia-máter, dura-máter e aracnóide.