Questão 631590

Engenharia Civil · 2015

Questão

ID 631590

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: Mecânica dos Fluidos

Ano: 2015 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Controladoria-Geral do Estado do Piauí


O dimensionamento de estruturas hidráulicas — como barragens, órgãos extravasares, canais, condutos sob pressão, túneis e bueiros — deve considerar critérios técnicos adequados, que influenciam diretamente os custos das obras e, ao mesmo tempo, contribuem para a melhoria do desempenho de todo o sistema, notadamente quando da ocorrência de um evento de cheia, amenizando, assim, os efeitos indesejáveis como alagamentos, prejuízos econômicos e impactos ambientais.

Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.



Caso na jusante de uma comporta de fundo afogado haja uma soleira de fundo e, também, um ressalto hidráulico com sua posição de equilíbrio afastada da comporta, estando o nível da água a jusante em regime fluvial, é correto afirmar que a vazão escoada será reduzida.
Alternativas da questão 631590
Pular para o conteúdo principal