Questão
ID 61698Disciplina: Língua Portuguesa
Assuntos: Crítica Literária, Linguagem Mista (Verbo-Visual)
Ano: 2017 Banca: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Como arte narrativa, a literatura cede suas histórias ao cinema. O cinema, em retribuição, ao se apropriar das narrativas, confere a elas cor, movimento e som. Literatura e cinema são expressões artísticas, há muito, marcadas por uma inter-relação paradoxal de atração e repulsão. Ao mesmo tempo em que são fortemente unidas, disputam credibilidade artística, valor e importância.
Por estarmos ante linguagens diferentes, a relação entre literatura e cinema deve ser vista como uma rede na qual os textos se comunicam entre si e ainda com os outros. Gerard Genètte, depois Laurent Jenny e, mais recentemente, Yanick Mouren, refletindo sobre os conceitos de intertextualidade, explicam as relações dialógicas entre dois ou mais textos autônomos. Um não depende do outro para existir. Nunca devemos propor critérios de comparação adotando aspectos valorativos. Nem o texto de origem, nem o de chegada, no trânsito intersemiótico, é melhor ou pior, se comparados um ao outro. São diferentes. Para analisá-los, devemos propor critérios específicos e adequados à linguagem em que se estruturam. A teoria da literatura, por exemplo, embora possa ser utilizável como ferramenta de análise, não dá conta da especificidade do fazer cinematográfico, nem como arte, nem como linguagem específica.
CARDOSO, J. Cinema e literatura: contrapontos intersemióticos. In: Revista Literatura em Debate, v. 5, n. 8, 2011 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de transpor a literatura para o cinema ou vice-versa é denominado transmutação ou tradução intersemiótica.
II. Os elementos estruturadores de textos literários devem ser iguais aos elementos organizadores de textos cinematográficos.
III. Ainda que presente tanto na literatura quanto no cinema, a narração produz uma sintaxe que se organiza de modo distinto em ambos os sistemas semióticos.
É correto o que se afirma em