Questão
ID 592280Disciplina: Química
Assuntos: Espectroscopia de Emissão (Fluorescência, Fosforescência, Emissão Atômica)
Ano: 2018 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Águas de Joinville Companhia de Saneamento Básico
A química analítica apresenta métodos para estabelecer quais elementos e substâncias estão presentes e ou em que quantidades ou proporções estão presentes em uma amostra sob análise.
Algumas técnicas apresentadas abaixo.
- Processos baseados na absorção, emissão ou fluorescência da radiação eletromagnética que está relacionada com a quantidade de analito presente na amostra.
- Técnica de análise no qual a medida final é o volume de um titulante-padrão necessário para reagir com o analito presente em uma quantidade conhecida de amostra.
- Métodos que realizam a medida do potencial gerado entre um eletrodo de referência e um eletrodo indicador, em função do volume de titulante adicionado.
- Titulações nas quais a massa do titulante-padrão é medida, em vez de seu volume; a concentração do titulante é expressa em mmol.g–1 de solução, em vez de mmol.mL–1.
Estes métodos recebem os seguintes nomes, respectivamente: