Questão 58977

Língua Portuguesa · 2025

Questão

ID 58977

Disciplina: Língua Portuguesa

Assuntos: Comparação, Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos (Histórico-Crítica)

Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Itatiba


Analise o excerto, que aproxima a especialização do trabalho industrial ao filmeTempos Modernos, lançado em 1936, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin.

     A manufatura, diz Marx, “estropia o trabalhador e faz dele uma espécie de monstro, favorecendo, como numa estufa, o desenvolvimento de habilidades parciais, suprimindo todo um mundo de instintos e capacidades”. [...] EmTempos Modernossão excelentes as cenas em que o corpo alcança uma condição automatizada, com movimentos precisos e ritmo regular. Procurando mostrá-lo como mais uma peça da engrenagem, o personagem de Chaplin perde o controle, tornando-se puro movimento automático das mãos. [...] Carlitos, enlouquecido, puro movimento automático, [persegue] uma mulher pela rua, ao confundir botões de seu vestido com os parafusos que deve apertar.



(Carlos Alberto Vesentini, “História e ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes”. In: Circe Maria Fernandes Bittencourt (org.)O saber histórico na sala de aula, 1998)



A comparação, veiculada pelo excerto,

Alternativas da questão 58977
Pular para o conteúdo principal