Questão
ID 587497Disciplina: Informática
Assunto: Ondas de Satélite
Ano: 2006 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia

Acima, são apresentadas informações referentes ao satélite geoestacionário brasileiro Brasilsat B4, operado pela exploradora de satélite StarOne. Considerando essas informações e que haja uma rede de estações terrestres fixas que operam com o referido satélite, julgue os itens seguintes.
O satélite Brasilsat B4 apresenta características adequadas para se formarem redes terrestres do tipo very small aperture terminal (VSAT) com antenas parabólicas de diâmetro inferior a 1 m e com suporte a taxas de transmissão de dados superiores a 100 Mbps por estação remota, compartilhando um transponder em modo FDMA/SCPC/QPSK.