Questão 568459

Medicina · 2012

Questão

ID 568459

Disciplina: Medicina

Assunto: Meningites e Meningoencefalites

Ano: 2012 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Câmara dos Deputados


Um homem de cinquenta anos de idade, procedente de comunidade com surto de meningite meningocócica, procurou atendimento hospitalar, queixando-se de cefaleia intensa, febre de 39 ºC, náuseas, vômitos, calafrios e mal-estar. Ao ser atendido, o paciente relatou que não havia casos semelhantes na família.

A partir do caso clínico acima, julgue os itens a seguir, acerca da meningite meningocócica e das orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde a respeito dessa doença.



Caso seja confirmada a meningite meningocócica, todos os residentes no domicílio do paciente deverão receber tratamento quimioprofilático com a droga de escolha – a rifampicina –, o que, entretanto, não garante proteção absoluta contra a referida doença.

Alternativas da questão 568459
Pular para o conteúdo principal