Questão
ID 544209Disciplina: Química
Assunto: Reagentes e Mecanismos das Reações
Ano: 2024 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Lúcia Baptistella, Rosana Giacomini e Paulo Imamura. Síntese dos analgésicos paracetamol e fenacetina e do adoçante dulcina: um projeto para química orgânica experimental. In: Química Nova, Vol. 26, n.º 2, 2003, p. 284-286.
O paracetamol diferencia-se dos AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais) clássicos porque apresenta efeitos analgésicos e antipiréticos sem apresentar ações anti-inflamatórias ou anticoagulantes significativas. Considerando a reação de síntese do paracetamol apresentada na imagem precedente, julgue os itens a seguir.
A reação entre o anidrido acético e o 4-aminofenol é quimiosseletiva, pois apenas o grupo NH \(_2\) é acilado; isso ocorre porque o grupo NH \(_2\) é mais nucleofílico que o grupo OH.