Questão
ID 543130Disciplina: Farmácia
Assunto: Farmacovigilância
Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Um epidemiologista foi designado pelo gerente técnico responsável pela farmacovigilância para estudar os efeitos adversos associados ao uso de um medicamento registrado recentemente no Brasil para o tratamento de hipertensão arterial. O sistema de vigilância detectou 10 casos fatais de toxicidade cardíaca potencialmente associados ao uso do medicamento com um número estimado de 15.000 pacientes expostos ao tratamento em um período de 1 ano. Os pacientes que faleceram apresentaram um tipo de arritmia raramente observada em pacientes hipertensos submetidos a tratamento medicamentoso.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os seguintes itens.
A peculiaridade do evento de interesse permitirá ao epidemiologista a construção de uma definição de caso com especificidade elevada durante a busca ativa de casos se essa estratégia for aplicada.