Questão 54002

Geografia · 2023

Questão

ID 54002

Disciplina: Geografia

Assunto: Domínios Morfoclimáticos

Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal do Rio Grande do Sul


Os domínios morfoclimáticos foram sistematizados pelo grande geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:


I. A ideia principal dos domínios morfoclimáticos é constituída com base no relevo brasileiro.

II. As áreas de maior tipicidade paisagística de domínio morfoclimático são consideradas como sua “área core”, e a transição entre os domínios é dada pelos corredores indiferenciados, que são faixas onde não se verificam os traços fundamentais de tipicidade.

III. Algumas das características do domínio morfoclimático do cerrado são: sazonalidade climática bem definida; presença de planaltos sedimentares e maciços planaltos de estrutura complexa que chegam a 1.700 metros de altitude; cerradões e cerrados nos interflúvios; e matas-galeria nos fundos do vale.


Quais estão corretas?

Alternativas da questão 54002
Pular para o conteúdo principal