Questão 512460

Língua Portuguesa · 2024

Questão

ID 512460

Disciplina: Língua Portuguesa

Assuntos: Alfabetização, Concepções Teóricas de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita

Ano: 2024 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Cordisburgo


Sobre os conceitos de Alfabetização e Letramento e tantos outros que o permeiam, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da explicação com o seu respectivo conceito, conforme descrito por Magda Becker Soares e Antônio Augusto Gomes Batista em seu livro “Alfabetização e Letramento” (2005).


COLUNA I


1. Psicogênese

2. Letramento

3. Conhecimentos e procedimentos

4. Alfabetização

5. Capacidades motoras e cognitivas


( ) Designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica.

( ) Origem e desenvolvimento dos processos mentais ou psicológicos relativos ao conhecimento de um determinado objeto.

( ) A escrita alfabético-ortográfica é um sistema de representação; ele se distingue de outros sistemas de representação, como o desenho; ele representa certas propriedades do signo linguístico; sua utilização envolve uma automatização das relações entre o escrito e aquilo que representa.

( ) Habilidades de ler e escrever seguindo a direção correta da escrita na página, habilidades de uso de instrumentos de escrita (lápis, caneta, borracha, corretivo, régua...), aprendizagem de uma postura corporal adequada na leitura e na escrita, aprendizagem da caligrafia.

( ) Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades envolvidos no uso da língua em práticas sociais e necessários para uma participação ativa e competente na cultura escrita.


Assinale a sequência correta.

Alternativas da questão 512460
Pular para o conteúdo principal