Questão 511779

Biologia · 2025

Questão

ID 511779

Disciplina: Biologia

Assuntos: Poluição da Água/Eutrofização, Toxicologia Ambiental

Ano: 2025 Banca: CEV UECE - Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará Órgão: Prefeitura Municipal de Tauá


Um estudo realizado pelo Laboratório para Avaliação de Contaminantes Orgânicos (LACOr) do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que mais de 75% das espécies de peixes do rio Cocó apresentaram anemia de moderada a severa. A pesquisa identificou a presença de 59 poluentes originados de atividades humanas, como pesticidas e medicamentos, nos peixes, crustáceos e moluscos da região.


Fonte: Diário do Nordeste, 2021.


Com base no conceito de magnificação trófica, assinale a opção que corresponde ao principal risco da presença de contaminantes como pesticidas e medicamentos em organismos aquáticos de níveis mais baixos da cadeia alimentar.

Alternativas da questão 511779
Pular para o conteúdo principal