Questão
ID 505477Disciplina: Biomedicina
Assuntos: Princípios de Bioética, Relação Paciente/Profissional, Resolução CNS Nº 196/1996 - Diretrizes de Pesquisa com Seres Humanos
Ano: 2025 Banca: EDUCA Assessoria Educacional Órgão: Prefeitura Municipal de Brejo do Cruz
Em uma unidade de terapia intensiva (UTI), um paciente idoso, com doença terminal e em estado vegetativo persistente, necessita de um procedimento invasivo para manutenção de suas funções vitais. A equipe médica está dividida: alguns defendem a realização do procedimento para preservar a vida a todo custo, enquanto outros argumentam que a intervenção seria fútil e prolongaria o sofrimento. A família do paciente, ciente do desejo prévio do mesmo de não ser submetido a medidas heroicas, recusa a autorização para o procedimento.
Diante do conflito ético apresentado e dos quatro princípios básicos da bioética (Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça), assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE os princípios envolvidos no caso: