Questão
ID 501771Disciplina: Geografia
Assunto: Roraima - RR
Ano: 2026 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
A espacialização da educação básica em Roraima e as tentativas históricas de interiorização dos serviços estatais enfrentam obstáculos perenes. Considerando o artigo 'A história das relações entre Brasil, Venezuela e Guiana: Boa Vista como cidade-pivô', avalie as afirmações sobre as desigualdades espaciais intrarregionais:
I. O centralismo de Boa Vista inibe o desenvolvimento de centros secundários robustos nas faixas de fronteira, prejudicando o pleno aproveitamento da integração com os países vizinhos.
II. Cidades na faixa de fronteira, como Pacaraima e Bonfim, consolidaram-se como polos industriais que rivalizam com a capital, contrabalançando o desequilíbrio demográfico.
III. O fenômeno de 'cidade-pivô' exacerba o papel concentrador de Boa Vista como canal de mediação entre as periferias do estado e os mercados supranacionais.
Estão corretas: