Questão 49602

Artes · 2019

Questão

ID 49602

Disciplina: Artes

Assuntos: Conceitos Gerais de Arte Contemporânea, Futurismo, Intervenção, Performance e Instalação

Ano: 2019 Banca: IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco


TEXTO 3

TEXTO 4

A AMBIÇÃO DO DESENHO


Desenhos inconformados. É isso que nos mostra a presente exposição de Kilian Glasner na Galeria Marcantonio Vilaça. Se, por um lado, estamos diante de trabalhos realizados em meios tão diversos como a fotografia, o desenho, o vídeo e a intervenção direta no espaço, ouso dizer que estamos sempre diante de desenhos. Obras construídas por luzes e sombras, contornos, linhas, pelo gesto marcado do artista, pela (des)construção de espaço, de uma paisagem. Desenhos que, no entanto, não se rendem à condição planar, que desejam ganhar o espaço tridimensional e para tanto abusam da perspectiva, essa técnica que remonta ao Renascimento, idade de ouro para a cultura ocidental. Mas, a perspectiva tradicional, ela mesma, mostra-se insuficiente. Os desenhos querem mais, querem incorporar o espaço real, do mundo da vida, onde se desenrolam acontecimentos cotidianos: a chuva, o pássaro que cruza o céu, a árvore a que o vento faz tremular.


RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado

Na obra Sem título (da série Rua do Futuro), o artista recifense Kilian Glasner utiliza o desenho para construir sua narrativa visual. Com base na interpretação dos TEXTOS 3 e 4, é CORRETO afirmar que:

Alternativas da questão 49602
Pular para o conteúdo principal