Questão 42232

Biologia · 2023

Questão

ID 42232

Disciplina: Biologia

Assuntos: Algas, Cianobactérias e Arqueobactérias

Ano: 2023 Banca: MS Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Pontalina


Se pensarmos no amplo desenvolvimento de estruturas e aparelhamento genético que uma bactéria necessita para sobreviver, se manter e proliferar são ações amplas desempenhadas por seres unicelulares e procariontes. Enquanto que algumas algas, os protozoários e os mixomicetos se desenvolvem rapidamente, sendo seres unicelulares, eucariontes, autótrofos, ou heterótrofos. Sobre tais Reinos, julgue os itens e assinale a alternativa correta.


I- As algas do Reino Protista ou Protoctista são as vermelhas, ou Rodofíceas, douradas, ou Crisofíceas, verdes, ou Clorofíceas, além das Pirrofíceas.

II- A coqueluche é causada pela bactéria Mycobacterium trachomatis, enquanto que a Brucelose é causada pela bactéria Bordetella pertussis, ambas pertencentes ao Reino Monera.

III- A amebíase é provocada pelo protozoário Entamoeba histolytica, gerando diarreia, dores abdominais e sangue nas fezes. Já a malária causada pelos protozoários Plasmodium, normalmente geram febre, calafrios e sudorese.

IV- As Cianobactérias são seres fotossintetizantes, normalmente dividindo-se por bipartição, responsáveis pela eutrofização e um dos principais produtores de Carbono na atmosfera. Estas fazem parte do Reino Monera.

Alternativas da questão 42232
Pular para o conteúdo principal