Questão
ID 41715Disciplina: Língua Portuguesa
Assuntos: Charge, Contexto (Referente)
Ano: 2023 Banca: NUCEPE UESPI - Núcleo de Concursos e Promoção de eventos Órgão: Universidade Estadual do Piauí
TEXTO 1
“Chama-se textualidade ao conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases. Beaugrande e Dressler (1983) apontam sete fatores responsáveis pela textualidade de um discurso qualquer: a coerência e a coesão, que se relacionam com o material conceitual e linguístico do texto, e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, que têm a ver com os fatores pragmáticos envolvidos no processo sociocomunicativo”
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 5.
FIGURA 2

Charge de Tiago Silva. Humor político. Disponível em: <http://www.esmaelmorais.com.br/2013/08/charge-do-dia-preconceito-a-medicos-cubanos/>. Acesso em: 17 jun. 2023.
É sabido que, para compreendermos o texto como uma unidade de sentido, precisamos analisar todos os elementos textuais mobilizados para sua construção. Ainda considerando o que foi expresso no Texto 1, agora analisando a Figura 2 acima, pode-se dizer corretamente sobre a charge que