Questão 36998

Engenharia Civil · 2017

Questão

ID 36998

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: Concreto Armado

Ano: 2017 Banca: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


Disponível em: <http://www.archdailLJ.com.br>. Acesso em:1 jul. 2017.


A imagem acima representa a Casa de Vidro, projetadapela arquiteta Lina Bo Bardi e construída em 1950, em concreto armado. Sua estrutura não possui vigas, graças ao emprego do sistema de laje cogumelo.

Algumas das principais vantagens das lajes cogumelo são: maior simplicidade na execução das formas e na concretagem dos elementos; maiorracionalização e padronização de cimbramentos; maior pé direito livre com redução da altura total do edifício; flexibilidade do arranjo de alvenarias, divisórias e forros.

Contudo, essas lajes são suscetíveis a uma forma de ruína conhecida por punção, caracterizada pelo deslocamento vertical da laje ao longo de uma superfície tronco−cônica, cujas geratrizes possuem inclinação de aproximadamente 30º em relaçãoao plano médio da laje. Os esforçosproduzidos na junção da laje com o pilar podem provocar a perfuração da laje, conforme se observa na figura a seguir.



Disponível em: <http://www.web.set.eesc.usp.br>. Acesso em: 3 jul. 2017 (adaptado).


Considerando as imagens e o expostoacima, avalie as afirmações a seguir.


I. O uso de capitéis na ligação laje−pilar pode evitar a ruptura por punção.

II. O aumento da espessura da laje na zona de contato com o pilar constitui medida para se evitar a ruptura por punção.

III. O uso de armadura transversal, também conhecida como armadura de punção, nas áreas da laje próximas ao pilar, pode evitar a ruptura por punção.

IV. A redução da seção do pilar no contato com a laje está entre as medidas a serem adotadas no projeto estrutural para se evitar a ruptura por punção.


É corretoapenas o que se afirmaem




















Alternativas da questão 36998
Pular para o conteúdo principal