Questão 3573528

Legislação Estadual, Distrital e Municipal · 2026

Questão

ID 3573528

Disciplina: Legislação Estadual, Distrital e Municipal

Assunto: Lei Complementar Nº 004/2011 - Estatuto dos Funcionários Públicos de Barra dos Coqueiros

Ano: 2026 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


O direito de petição é assegurado a todos os servidores públicos, em defesa de direito ou de interesse legítimo. Para evitar a eternização dos conflitos na esfera administrativa, a legislação estabelece prazos prescricionais para o exercício desse direito. A compreensão desses prazos é vital para a preservação dos direitos funcionais.

Considere as normas de prescrição administrativa e julgue os itens a seguir:

I - O direito de requerer prescreve em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem o interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho.

II - O direito de requerer prescreve em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei.

III - O prazo de prescrição do direito de petição do servidor é decadencial absoluto e começa a correr independentemente da publicação oficial do ato lesivo ou da ciência do interessado.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas da questão 3573528
Pular para o conteúdo principal