Questão 3571869

Geografia · 2026

Questão

ID 3571869

Disciplina: Geografia

Assunto: Município de Cedro - PE

Ano: 2026 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: Prefeitura Municipal de Pará de Minas


A toponímia (origem do nome dos lugares) é um campo da geografia cultural que ajuda a desvendar o histórico de ocupação e as características físicas de um determinado espaço geográfico. Muitos municípios nordestinos receberam nomes derivados de árvores frondosas que serviam como ponto de descanso para tropeiros e boiadeiros, acidentes geográficos locais, ou devoções religiosas. Avalie as seguintes afirmações sobre a relação entre o espaço geográfico e a identidade toponímica das cidades do Sertão, tomando o município de Cedro como inspiração para reflexão:

I. Nomes de plantas nativas ou adaptadas à região que se destacavam na paisagem frequentemente originaram o nome de povoados que se formavam ao seu redor.

II. O processo de formação das vilas ocorreu majoritariamente sem qualquer ligação com aspectos físicos do território, pautando-se exclusivamente em decisões impostas pela coroa portuguesa em Lisboa.

III. Locais que dispunham de fontes de água e sombra abundante (como os proporcionados por grandes árvores) eram pontos nodais naturais na rede de rotas de comércio, favorecendo o surgimento de núcleos urbanos (boca de sertão e pousos).


Está correto o que se afirma em:
Alternativas da questão 3571869
Pular para o conteúdo principal