Questão 3564975

Engenharia Química · 2018

Questão

ID 3564975

Disciplina: Engenharia Química

Assunto: Transferência de Massa

Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Indústrias Nucleares do Brasil


A permeação de um gás diatômico (A2) através de uma lâmina metálica é objeto de estudo quando, por exemplo, deseja-se monitorar a perda de pressão no interior de um tanque de armazenamento em função do tempo. Considera-se, então, uma lâmina delgada, em que x = 0 está em contato com uma atmosfera rica em A2, com pressão parcial de A2 conhecida \(\left(p_{A_2}^0\right)\) . Em x = L, no entanto, a atmosfera é empobrecida em A2, e a pressão de A2 nessas condições também é conhecida \(\left(p_{A_2}^L\right)\) .

Com respeito a esse processo difusivo, considere as seguintes afirmativas.

I. Gases se dissolvem nos metais de forma atômica, e a Lei de Sieverts permite relacionar a concentração da espécie atômica A com a pressão parcial da espécie gasosa A2.

II. A concentração da espécie atômica A pode ser calculada por CA = KP \(_{A_2}\) , em que K é a constante de equilíbrio conhecida como solubilidade.

III. A força motriz para o transporte da espécie através da lâmina é dada pela diferença entre \(p_{A_2}^0-p_{A_2}^L\) .

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 3564975
Pular para o conteúdo principal