Questão 3551703

Engenharia Mecânica · 2019

Questão

ID 3551703

Disciplina: Engenharia Mecânica

Assunto: Propriedades Mecânicas dos Materiais

Ano: 2019 Banca: IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais Órgão: Instituto Federal de Minas Gerais


Considerando os conceitos das propriedades mecânicas dos metais obtidos por meio do gráfico tensão x deformação (Figura abaixo), analise as afirmações de I a IV e responda como verdadeira ou falsa, marcando a opção correspondente.

Deformação (mm)/(mm)

I - A resiliência é capacidade do material em absorver energia quando ele é deformado elasticamente, que após a remoção da carga, permiti a recuperação do material, sendo obtido o seu valor na região 1.

II - Nas regiões 1 e 2 podemos obter dados sobre a Tenacidade, que nos traz a medida da habilidade do material em absorver energia até a sua fratura.

III - A ductilidade do material é definida como o grau de deformação plástica que o material suporta até a fratura, sendo expresso quantitativamente tanto como alongamento percentual ou como redução percentual na área.

IV – Para obtermos o limite de escoamento podemos aplicar o limite de proporcionalidade, que por convenção traça-se uma linha reta e paralela à porção elástica, sendo facilmente obtido na região 2.

Alternativas da questão 3551703
Pular para o conteúdo principal