Questão
ID 3533849Disciplina: Veterinária
Assunto: Ovinocultura
Ano: 2023 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Diversos sistemas de criação de cordeiros têm sido propostos e nota-se tendência à divulgação de tecnologias com uso de concentrados, o que se aplicaria a ovinocultores com nível mais alto de gerenciamento e investimento. Entretanto, o que se verifica, geralmente, é a utilização de pastagens com baixo nível tecnológico, subestimando-se essa fonte de nutrientes e favorecendo-se a ocorrência de infecções parasitárias.
POLI, C. H. E. C.; MONTEIRO, A. L. G.; BARROS, C. S.; MORAES, A.; FERNANDES, M. A. M.; PIAZZETTA, H. V. L. Produção de ovinos de corte em quatro sistemas de produção. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 37, n. 4, 2008 (adaptado).
Sobre a produção de ovinos em pastagens, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O ganho de peso por animal e por área, em sistemas de produção de cordeiros em pastagens, é fortemente influenciado pela disponibilidade diária de matéria seca, pela capacidade de lotação dos pastos, pela qualidade da forragem e pelo consumo animal.
PORQUE
II. A terminação de cordeiros, quando realizada em pastagens e sem suplementação, deve ocorrer em um pasto que proporcione oferta de forragem para seleção de dieta constituída sobretudo por folhas, para que haja alto desempenho e reduzida idade de abate.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.