Questão 3486328

Medicina Legal · 2025

Questão

ID 3486328

Disciplina: Medicina Legal

Assunto: Pressão Atmosférica (Baropatias)

Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina


Sobre energias de ordem física, analise as assertivas a seguir:

I. Entre as lesões crônicas provocadas pela baixa pressão, destacam-se: fadiga, cefaleia, tontura e, na forma mais grave, edema pulmonar. Entre as lesões agudas, destacam-se aquelas denominadas “mal das montanhas”, caracterizadas principalmente por cianose, taquicardia e hipertensão pulmonar.

II. Na necropsia de cadáveres suspeitos de morte por hipotermia, chama a atenção a palidez, o sangue mais claro e o rigor mortis muito duradouro, bem diferente das lesões encontradas, por exemplo, em vítimas de eletroplessão, onde quase sempre se verificam sinais de asfixia e congestão.

III. Analisando histologicamente, a marca elétrica de Jellinek e as marcas elétricas produzidas por tortura são praticamente impossíveis de diferenciar. A única diferença é que nas de tortura não é possível verificar fragmentos de fio de cobre.

IV. Pelos crestados e quebradiços são alterações típicas das lesões causadas por eletroplessão, e cabelos enrodilhados com apenas pontas chamuscadas são típicos de queimadura.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 3486328
Pular para o conteúdo principal