Questão
ID 3481172Disciplina: Filosofia
Assunto: Aristóteles
Ano: 2021 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Entre os entes, uns são por natureza, outros são por outras causas; por natureza são os animais e suas partes, bem como as plantas e os corpos simples, isto é, terra, fogo, ar e água, e todos eles se manifestam diferentes em comparação com os que não se constituem por natureza, pois cada um deles tem em si mesmo princípio de movimento e repouso — uns, de movimento local, outros, de crescimento e definhamento, outros, de alteração; por outro lado, cama e veste, bem como qualquer outro gênero desse tipo, na medida em que encontram suas respectivas designações, isto é, enquanto resultam da técnica, não têm nenhum impulso inato para a mudança, pois a natureza é certo princípio ou causa pela qual aquilo em que primeiramente se encontra se move ou repousa em si mesmo e não por concomitância.
ARISTÓTELES. Física I e II. Campinas: Unicamp, 2009. p. 43 (adaptado).
Em relação à filosofia da natureza de Aristóteles e considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Conhecer os entes por natureza implica reconhecer seu princípio extrínseco tanto a respeito do seu deslocamento como da sua geração e corrupção.
PORQUE
II. Entes por natureza se distinguem de coisas originadas pela técnica, por terem em si mesmo o princípio de seu movimento e repouso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta