Questão
ID 3480194Disciplina: Filosofia
Assunto: Karl Marx
Ano: 2025 Banca: UNEB - Universidade do Estado da Bahia Órgão: Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Por um lado, o capital adicional formado no decorrer da acumulação atrai, proporcionalmente a seu volume, cada vez menos trabalhadores. Por outro lado, o velho capital, reproduzido periodicamente numa nova composição, repele cada vez mais trabalhadores que ele anteriormente ocupava
MARX, K. A lei geral da acumulação capitalista. In: MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013b. p. 704. Livro I: O processo de produção do capital.
À luz dessa afirmativa e considerando a tradição filosófica que se volta às tensões entre o humano e o econômico, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.