Questão 3466617

Engenharia Florestal · 2005

Questão

ID 3466617

Disciplina: Engenharia Florestal

Assunto: Valoração Econômica de Recursos Florestais

Ano: 2005 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis


O manejo diversificado de produtos florestais não-madeireiros, como alternativa às práticas convencionais, pode aumentar a produtividade nas áreas de florestas e, assim, gerar incentivos para o uso e a conservação destas, já que o manejo de florestas implica a utilização de métodos científicos e(ou) habitats para se aumentar e se manter a produtividade, nessas áreas, relacionada a algumas espécies comercialmente valiosas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.



A extração do xaxim (Dicksonia sellowiana) para confecção de produtos é uma atividade econômica muito antiga. A espécie, que figura como importante componente característico das florestas ombrófilas mistas do Brasil meridional, encontra-se com mais freqüência em áreas com alta densidade de araucária (Araucaria angustifolia). A crescente demanda por essa espécie no mercado contrasta com o seu crescimento lento, menor que 1 m3/ano, o que leva a prognósticos pessimistas para um futuro não muito distante.

Alternativas da questão 3466617
Pular para o conteúdo principal