Questão
ID 3465942Disciplina: Engenharia Florestal
Assunto: Entomologia Florestal
Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF
Responsáveis, em parte, pela diminuição da produtividade dos plantios florestais comerciais no Brasil, as doenças florestais registradas em plantios e povoamentos florestais têm como causa principal os fungos. Acerca de doenças e pragas que atuam sobre essências florestais, julgue os itens de 84 a 86.
Uma praga que ameaça as florestas de pínus no Brasil são os pulgões Cinara pinivora e Cinara atlantica. Eles atacam as plantações e alimentam-se da seiva da árvore, causando: amarelecimento e queda das acículas, deformação do tronco em árvores jovens, retardo do crescimento, superbrotação, bifurcação e eliminação de uma secreção açucarada, que favorece o desenvolvimento da fumagina, um fungo que dificulta a fotossíntese, a respiração e a transpiração da planta.