Questão
ID 3452391Disciplina: Agropecuária
Assunto: Fertilidade e Adubação
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Restinga Seca
Referente ao diagnóstico da acidez do solo e recomendação de calagem, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A tomada de decisão de aplicação ou não de calcário é baseada na sensibilidade da cultura, no grau de acidez do solo ou, em alguns casos, também no sistema de produção aplicado pelo produtor.
( ) Somente quando o pH do solo estiver abaixo de 5,5 é que reaparecerá alumínio trocável em solução e, portanto, necessidade de sua atenuação por calcário.
( ) Para solos com baixo poder tampão, o índice SMP pode subestimar a acidez potencial e, por consequência, indicar doses de calcário insuficientes para elevar o pH até o valor desejado. Nesses casos, é recomendável usar equações que levam em conta o teor de matéria orgânica e de alumínio trocável para definir a dose de calcário.
( ) Para todas as culturas, sem exceções, o pH de referência tem valor 6,0.
( ) A saturação de bases pode ser usada como uma alternativa para indicação da dose de calcário quando não se tem o parâmetro índice SMP ou não se quer usá-lo para tal. Para isso, é preciso manter a estimativa de valores de H+Al, via índice SMP.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: