Questão 3452079

Agropecuária · 2023

Questão

ID 3452079

Disciplina: Agropecuária

Assunto: Manejo Integrado de Pragas (MIP)

Ano: 2023 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


As plantas transgênicas com proteínas inseticidas representam uma alternativa ao manejo integrado de pragas e podem contribuir com a redução do uso dos chamados pesticidas. Um exemplo é o milho conhecido como Bt, que foi transformado geneticamente com a incorporação de uma toxina isolada da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt). Para a utilização do milho Bt nas lavouras, o produtor deve cumprir duas recomendações feitas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio): 1) a coexistência; e 2) a regra do manejo da resistência de inseto (MRI), com a utilização de área de refúgio.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A área de refúgio é aquela em que a praga-alvo irá sobreviver e reproduzir-se livremente, sem exposição à toxina Bt.

PORQUE

II. Os insetos oriundos dessa área de refúgio poderão acasalar-se com os insetos sobreviventes das áreas plantadas com milho Bt, o que possibilitará a manutenção da resistência genética à toxina Bt.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas da questão 3452079
Pular para o conteúdo principal