Questão
ID 3426347Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)
Assunto: Democracia e Representação Política
Ano: 2019 Banca: IFPI - Instituto Federal do Piauí Órgão: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí
"No entanto, por que deveríamos aceitar covardemente as declarações dos déspotas de que são democratas? Uma serpente venenosa não se torna uma pomba porque seu dono diz que é. Não importa o que afirmem líderes e propagandistas, um país será uma democracia apenas se possuir todas as instituições políticas necessárias à democracia".
(DAHL, Robert A. Sobre a democracia. Tradução de Beatriz Sidou - Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001, 2009, reimpressão).
Ao falar das democracias representativas modernas, Robert A. Dahl analisa a necessidade de existir um determinado número de instituições democráticas para que tenhamos um sistema político democrático, por ele denominado