Questão
ID 3425550Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)
Assunto: Ricardo Antunes
Ano: 2022 Banca: IFPI - Instituto Federal do Piauí Órgão: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí
“Foi, então, durante a década de 1980, que ocorreram os primeiros impulsos do nosso processo de reestruturação produtiva, levando as empresas a adotar, no início de modo restrito, novos padrões organizacionais e tecnológicos, novas formas de organização social do trabalho. Iniciou-se a utilização da informatização produtiva e do sistema just in time; germinou a produção baseada em dream work, alicerçada nos programas de qualidade total, ampliando também o processo de difusão da microeletrônica”.
ANTUNES, Ricardo. A era da informatização e a época da informatização: riqueza e miséria do trabalho no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo, (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 17.
Sobre a reestruturação produtiva que aparece no Brasil a partir do final do século XX, discutida pelo sociólogo Ricardo Antunes, é CORRETO afirmar que: