Questão
ID 3424297Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)
Assunto: Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia
Ano: 2025 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Concurso Nacional Unificado para Professores
Texto para questões 39 e 40
A partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, as licenciaturas em Ciências Sociais/Sociologia passam a especializar cada vez mais a formação inicial de professores de Sociologia, motivadas pela introdução paulatina da Sociologia no currículo escolar de vários estados, assim como pela retirada da disciplina OSPB e da revogação da Portaria n. 399/89. Consolida-se então um modelo de curso de Ciências Sociais articuladas a partir da Antropologia, Ciência Política e Sociologia, voltado para a formação de professores de Sociologia no Ensino Médio.
OLIVEIRA, A. Formação inicial de professores, o ensino de Sociologia...: In: BRUNETTA, A. A. et al. (Org.). Dicionário do ensino de Sociologia. Maceió: Café com Sociologia, 2020 (adaptado).
Em 2006, a publicação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCNEM) — Ciências Humanas e suas Tecnologias aborda princípios didáticos metodológicos para a Sociologia Escolar. Tais princípios estimulam o planejamento de