Questão
ID 3421285Disciplina: Geologia
Assunto: Geofísica
Ano: 2013 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
A gravimetria e a magnetometria são métodos geofísicos, também denominados de métodos potenciais, em virtude de neles serem empregadas medidas dos campos potenciais, gravitacional e magnético da Terra para o estudo do meio em subsuperfície. No que diz respeito a esses métodos, julgue os próximos itens.
Rochas magnetizadas provocam anomalias magnéticas localizadas, as quais se superpõem ao campo geomagnético natural da Terra, de modo que, para a obtenção das anomalias locais, deve-se conhecer o comportamento do campo geomagnético, cuja caracterização é complexa, dadas as variações irregulares em orientação e magnitude, em relação ao tempo e à posição geográfica.