Questão 3417313

Geologia · 2025

Questão

ID 3417313

Disciplina: Geologia

Assunto: Hidrogeologia

Ano: 2025 Banca: NUCEPE UESPI - Núcleo de Concursos e Promoção de eventos Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Piauí


Algumas cavas de uma mineração que estão posicionadas nas proximidades do rio B estão sendo inundadas. Objetivando a implantação de um sistema de rebaixamento do rio B (solução do problema), foram efetuados estudos hidrogeológicos onde obteve-se os seguintes dados, abaixo relacionados. Para a definição desse projeto mais adequado a ser executado, se faz necessário, a determinação dos parâmetros hidrodinâmicos do aquífero.

A seção hidrogeológica esquemática abaixo mostra a seção transversal de 2 (dois) rios paralelos, ambos com recarga direta de um aquífero confinado, com espessura de 20 metros que faz a transferência de água, do rio A para o rio B. O fluxo da água no aquífero é da esquerda para a direita.

Condutividade Hidráulica do aquífero (K) = 10º cm/s.

Espessura do aquífero (b) = 20 m.

Porosidade (m) = 0,2.

Considerando as informações, faz-se as seguintes indagações.

1. Qual a velocidade aparente da água no aquifero?

2. Qual a velocidade real da água nos poros?

3. Qual a descarga transferida do rio A para o Rio B, através do aquífero, por metros de comprimento do rio?

Qual a alternativa mostra os valores corretos para os 3 (três) parâmetros?

Alternativas da questão 3417313
Pular para o conteúdo principal