Questão 3401405

Economia e Finanças · 2025

Questão

ID 3401405

Disciplina: Economia e Finanças

Assuntos: Custos Fixos, Variáveis e Total

Ano: 2025 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia


Uma empresa pública, instalada em Pernambuco, produz e comercializa determinado medicamento “Y” a custo fixo de R\$ 360,00, representado por CF, que inclui aluguel, luz, impostos etc. Além do custo fixo (CF), há um custo variável representado por CV que depende da quantidade de medicamentos produzidos. Estima-se que o custo de produção de uma unidade do medicamento seja de R\$ 0,30. Em relação aos aspectos gerais de análise econômico-financeira aplicável, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

I. O Custo Total mensal é dado por: CT = CF + CV. No caso sob análise, tem-se que: CT(y) = 360,00 + 0,3 x CV.

II. Considerando que o preço de venda do medicamento “Y” seja de R\$ 1,20 e que esse preço independe de outros fatores, a receita mensal (faturamento bruto mensal) dessa empresa, relativa a esse medicamento, é dada por: R(y) = 1,20 x Y.

III. O lucro mensal “L” (faturamento líquido) desse medicamento é dado por: L(Y) = R(Y) – C(Y) ⇒ L(Y) = 1,2Y – (360 + 0,3Y) ⇒ 0,9Y – 360.

Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 3401405
Pular para o conteúdo principal