Questão
ID 3393678Disciplina: Línguas (Outras)
Assunto: Educação Bilíngue para Surdos
Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Montenegro
Considerando os estudos sobre a aquisição da Libras, analise as assertivas a seguir:
I. A aquisição natural da Libras por crianças surdas filhas de pais surdos ocorre em ritmo semelhante ao de crianças ouvintes adquirindo línguas orais, pois ambas têm acesso precoce e contínuo ao input linguístico.
II. Crianças surdas filhas de pais ouvintes que têm acesso tardio à Libras tendem a apresentar atrasos e dificuldades linguísticas, ainda que posteriormente expostas de forma intensiva à língua.
III. O bilinguismo em surdos pressupõe o domínio sucessivo da Libras e da língua portuguesa, sendo a Libras uma ferramenta transitória para a aquisição do português.
IV. O período crítico para aquisição linguística indica que há uma faixa etária em que o cérebro está mais sensível à formação das estruturas da linguagem, independentemente da modalidade (oral ou sinalizada).
Quais estão corretas?