Questão 3393568

Línguas (Outras) · 2026

Questão

ID 3393568

Disciplina: Línguas (Outras)

Assunto: Alfabeto Manual

Ano: 2026 Banca: Instituto de Gestão em Educação, Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional Órgão: Câmara Municipal de Bayeux


Analise as afirmações a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) e sem seguida marque a alternativa correta:

I. ( ) O sinal TRABALHAR é, em sua forma mais difundida e didaticamente referenciada, realizado com configuração de mão em “L”, com movimento repetido, podendo apresentar variações regionais quanto à intensidade e ao ritmo, sem alteração do significado central.

II. ( ) Configurações de mão semelhantes, mas não idênticas, não geram pares mínimos em Libras.

III. ( ) A alteração da configuração de mão em um sinal lexicalizado não compromete sua inteligibilidade, desde que a expressão facial seja mantida.

IV. ( ) A configuração de mão é um dos parâmetros fonológicos da Libras e pode, isoladamente, alterar o significado de um sinal.

V. ( ) A iconicidade impede que sinais sofram processos de gramaticalização.

Alternativas da questão 3393568
Pular para o conteúdo principal