Questão 3390541

Sociologia (Ciências Sociais) · 2021

Questão

ID 3390541

Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)

Assunto: Tipos de Dominação

Ano: 2021 Banca: UFPEL - Universidade Federal de Pelotas Órgão: Universidade Federal de Pelotas


A respeito do estudo das elites e da liderança na tomada de decisões pelo Estado, considere as afirmativas.

I) Max Weber identificou quatro tipo de autoridades, a tradicional, a racional, a legal e a carismática.

II) A autoridade legal é aquela baseada em produzir resultados dentro de um marco legal, particularmente ligada à busca por eficiência, racionalidade, e respeito ao Estado de Direito.

III) A autoridade carismática depende apenas de qualidades pessoais de seu líder, que consegue descolar-se de visões religiosas, políticas, ideológicas, e liderar com base apenas em sua personalidade.

IV) A liderança tradicional encontra sua legitimidade e aceitação baseada em fatores religiosos, históricos, formando governos como os monárquicos e aristocráticos.

Está(ão) correta(s),

Alternativas da questão 3390541
Pular para o conteúdo principal