Questão 3379979

Língua Portuguesa · 2025

Questão

ID 3379979

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Ofício

Ano: 2025 Banca: UFCG - Universidade Federal de Campina Grande Órgão: Universidade Federal de Campina Grande


Imagine que você é um servidor público responsável por redigir um ofício a ser encaminhado a uma secretaria de Estado, solicitando informações sobre o andamento de um projeto. Considerando as diretrizes do “Manual de Redação da Presidência da República”, avalie as afirmações abaixo sobre a estrutura e organização do ofício:

I - O ofício deve conter a identificação do remetente e do destinatário, seguido de um vocativo como “Prezado Senhor” para dirigir-se ao destinatário.

II - A exposição do assunto deve ser clara e objetiva, podendo incluir expressões de caráter pessoal, como “Gostaria de saber” ou “Estou interessado em”.

III - No fecho do ofício, deve-se usar a expressão “Atenciosamente” ou “Respeitosamente” seguida da assinatura do remetente, que deve incluir o nome completo, o cargo e a identificação do órgão ao qual pertence.

IV - O ofício deve ser redigido em linguagem formal, evitando o uso de pronomes de tratamento como “Vossa Excelência” ou “Vossa Senhoria”, que são considerados inadequados nesse tipo de correspondência.

V - A numeração do ofício é obrigatória, assim como a data e o local, os quais devem ser posicionados no início do documento, antes da identificação do destinatário.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas da questão 3379979
Pular para o conteúdo principal