Questão 3358273

Auditoria · 2026

Questão

ID 3358273

Disciplina: Auditoria

Assunto: Presunção de Omissão de Receitas

Ano: 2026 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso


Durante procedimento de fiscalização, o Auditor Fiscal do ICMS realizou cruzamento entre a EFD-ICMS/IPI, a ECD e os extratos bancários da empresa Comercial Beta Ltda. Constatou que, no mês de setembro/2025, houve depósitos em conta corrente no valor total de R\$ 480.000,00, enquanto a receita de vendas escriturada na EFD somava apenas R\$ 300.000,00 no mesmo período.

O auditor notou que as vendas da empresa são sempre com pagamento à vista.

Intimada, a empresa alegou que a diferença se referia a “adiantamentos de sócios” e “empréstimos informais de terceiros”, mas não apresentou contratos, registros contábeis de passivo ou comprovação de origem destes recursos.

Nesse caso, à luz das regras de auditoria fiscal e das presunções legais previstas na legislação do ICMS do Mato Grosso, o Auditor Fiscal deverá concluir que:

Alternativas da questão 3358273
Pular para o conteúdo principal